DIFICULDADES
DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA E FALA
DISLALIA
Consiste na má articulação das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando uma pelo outro, ou ainda distorcendo fonemas. A falha na articulação das palavras pode ainda ocorrer a nível de fonemas ou sílabas.
É feita uma pesquisa das condições físicas dos órgãos necessários à articulação das palavras, verifica-se também a mobilidade destes órgãos: palato, lábios e língua, assim como a audição tanto quanto a quantidade como também a qualidade (percepção) auditiva. É importante uma estimulação da percepção auditiva. É uma estimulação da percepção auditiva para que a criança ou adulto possa identificar e corrigir a sua emissão de fonemas, sílabas, palavras e frases.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GAGUEIRA
Falar é um ato, uma forma de expressão oral ou verbal.
É um comportamento que depende de muitos fatores, como integridade dos órgãos da fala, desejo ou necessidade de se comunicar, conhecimento da língua.
Há tantos modos diferentes de falar quanto a imensa variedade do ser humano. Falar quanto a imensa variedade do ser humano. Falar é uma aprendizagem, uma ação que se aprende e se desenvolve pela vida a fora.
Gaguejar é um comportamento particular de falar, que o indivíduo desenvolve, com uma variável de características, tensão muscular, tensão respiratória, repetição de fonemas, alongamento de fonemas, repetição de palavras, movimentos "auxiliares" de rosto, ou de braços ou qualquer parte do corpo; movimento de fuga dos olhos e outras tantas formas diferentes quantas formas diferentes quantas forem as pessoas que gaguejam.
É natural em qualquer pessoa, em algum momento, hesitar ao falar, retroceder na formação da frase ou do pensamento; a insegurança em algumas vezes se reflete na forma de falar, assim como a raiva, o amor ou qualquer sentimento.
Muitas vezes passa a fugir de determinadas palavras ou situações, chegando até a afetar a sua auto estima.
É necessária uma conscientização ou seja um levantamento minucioso da sua forma de falar , os aspectos envolvidos, posterior dessensibilizarão dos maus hábitos e paralelamente o estudo ou a observação dos bons padrões de fala moderando os diferentes aspectos envolvidos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DISLEXIA
A Dislexia corresponde a uma perturbação a nível da leitura e escrita, cuja frequência tem vindo a aumentar progressivamente.
O termo Dislexia é aplicável a uma situação na qual a criança é incapaz de ler com a mesma facilidade com que leem as do mesmo grupo etário, apesar de possuir um inteligência normal, saúde e órgãos intactos, liberdade emocional, motivação e incentivos normais, bem como instrução adequada.
À medida que o tempo passa, aumenta o número de crianças que terminam o seu período escolar obrigatório sem a influência de leitura e escrita que se considera adequada.
Trata-se de um problema social grave que tem preocupada pais, educadores, psicólogos e médicos. Dessa preocupação tem resultado, a nível mundial, a procura de processos capazes de resolver a situação. É de supor que os resultados pouco satisfatórios, até então obtidos , resultem em uma abordagem incompleta do problema Dislexia.
UMA CRIANÇA DISLÉXICA
Associada à Dislexia encontra-se, a maior das vezes, uma Disgrafia, ou seja, dificuldades da transcrição escrita da linguagem falada.
A nível gráfico são frequentes as confusões, as omissões e as invenções. A apresentação é defeituosa, de tal modo que, muitas vezes, a criança não consegue seguir as linhas.
Diagnóstico e tratamento
Material e métodos de diagnóstico
Distinguimos dois grande tipos de diagnóstico e de intervenção clínica: o psicólogo e o médico.
A nível psicológico, pode ser utilizado o teste central para disfunção perceptiva a reprodução, em cópia e em memória, da Figura Complexa de Rey (F.C.Rey).
Quando se tornou necessário considerar a hipótese de uma deterioração mental ou simplesmente confirmar os dados da F.C.Rey, utilizamos o Teste de Retenção Visual de Benton. Este teste permite avaliar a diminuição ou deterioração das funções cognitivas.
Trata-se de testes pontuáveis e mesmo tempo qualitativos que nos permitem avaliar com grande precisão o grau de disfunção dos indivíduos testados.
Diagnóstico precoce
No tratamento do disléxico, há, ao nível da clínica médica, neste âmbito da correção das perturbações posturais e proprioceptivas, três processos que se completam:
Reprogramação Postural e Psicomotricidade;
Modificação da informação visual através de lentes prismáticas de pequena Potência.
Apoio Psicopedagógico especializado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DISGRAFIA
Pode-se definir a disgrafia como um deficiência na qualidade do traçado gráfico sendo que, essa deficiência, não deve ter uma causa um "déficit" intelectual e/ou neurológico. Está portanto, falando de crianças de inteligência média ou acima da média, que por vários motivos apresentam uma escrita ilegível ou demasiadamente lenta, o que lhes impede um desenvolvimento normal da escolaridade.
A disgrafia, também chamada "letra feia", não está necessariamente associada à disortográfica. No entanto, a criança que tem dificuldades para escrever corretamente a linguagem falada, apresenta geralmente uma disgrafia. Na maioria destes casos, a "letra feia" é consequência das dificuldades para recordar a grafia correta para representar um determinado som ouvido ou elaborado mentalmente.
Neste sentido, a criança escreve devagar, retocando cada letra, realizando de forma inadequada as uniões entre as letras ou, amontoando-as com o objetivo de esconder os erros ortográficos. É possível, porém, encontrar crianças disgráficas que não apresentam qualquer tipo de disortográfia.
Principais características encontradas em crianças disgráficas:
a) Má organização da página: este aspecto está intimamente ligado à orientação espacial. As crianças com dificuldades em organizar adequadamente sua escrita numa folha de papel, apresenta um distúrbio de orientação espacial. Sua escrita caracteriza-se pela apresentação desordenada do texto com margens mal feitas ou inexistentes, espaços entre palavras e entre linhas irregulares e escrita ascendente ou descendente.
b) Má organização das letras: a característica principal deste aspecto é a incapacidade da criança em submeter-se às regras caligráficas. O traçado apresenta-se de má qualidade, as hastes são deformadas, os anéis empelotados, letras retocadas, irregulares em suas dimensões e atrofiadas.
c) Erros de formas e proporções: refere-se ao grau de limpeza do traçado das letras, sua dimensão (demasiado pequena ou demasiado grande), desorganização das formas e escrita alongada ou comprida.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DISTOGRAFIA
Espera-se que ao terminar o Ensino Fundamental, a criança já faça uso da escrita de forma adequada. Para tanto, deve ter conhecimento de todos os símbolos gráficos que representam os sons falados; deve ter entendido a relação existente entre linguagem falada; deve saber juntar os símbolos gráficos para formar unidades linguísticas com sentido; e, usar corretamente a pontuação. No entanto, nem todas as crianças têm facilidade em aprender a usar os processos gráficos para representar a linguagem oral. Geralmente, estas crianças são classificadas de disortográfia.
Ao se falar em disortográfia, três critérios devem ser levados em consideração: o nível de escolaridade, a frequência e os tipos de erros. Esses critérios permitem a relação do diagnóstico de uma criança disortográfica de forma objetiva e concreta, pois nem todas as crianças que apresentam dificuldades para escrever corretamente a língua falada, podem ser chamadas de disortográficas.
No processo de escolaridade, a ocorrência de trocas ortográficas é esperada dependendo da série em que a criança se encontra.
Assim, no 1º ano de ensino fundamental, é esperado que a criança apresente uma grande quantidade e variedade de trocas entre letras porque a relação entre palavra impressa e som, ainda não está totalmente automatizada. Da mesma forma, no ano posterior é comum que uma criança cometa erros quando escreve palavras.
Outro critério que deve merecer atenção para a o diagnóstico da disortográfia é a frequência das palavras têm menos uso. Fica claro, portanto, que avaliar a ortografia de uma criança usando-se palavras que não se não se pode esperar que a criança escreva corretamente uma palavra que não conhece graficamente, nem graficamente, nem compreende seu significado.
Já a variável "tipo de erros", vai permitir que se realiza a classificação das trocas ortográficas em níveis que obedecem às dificuldades ortográficas existentes na linguagem escrita. Neste sentido, um determinado erro pode ter valor maior e merecer mais atenção do que outro erro.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AFASIAS
É a perda parcial ou total da capacidade de linguagem, de causa neurológica central decorrente de AVC ( Acidente Vascular Cerebral ), lesões cerebrais nas áreas da fala e linguagem. Conforme a extensão e localização da lesão o paciente pode apresentar um ou mais sintomas.
Dentre os sintomas estão a perda total ou parcial da ou das habilidades :
- articulação das palavras;
- perda da fluência verbal; dificuldade de expressar-se verbalmente - nomear objetos- repetir palavras - contar - nomear - por exemplo os dias da semana - meses do ano - ou ainda perda da noção gramatical;
- interpretar o que ouve, é como se a pessoa mesmo ouvindo, ficasse "surda" para as palavras, não reconhecendo o significado das mesmas. Muitas vezes consegue perceber alguma palavra e deduz o restante da comunicação;
- ler;
- escrever;
- organização gestos de forma a representar ou comunicar o que quer. Por exemplo o paciente não consegue com gestos mostrar o que deseja comer ou indicar que deseja comer;
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------