terça-feira, 1 de março de 2016



BRINQUEDOS PARA AS DIVERSAS  FASES
DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Desenvolvimento Infantil
O desenvolvimento Infantil segue princípios básicos que devem ser conhecidos pelos educadores que planejarão e realizarão atividades com crianças  no seu processo educacional. Estes princípios são universais  e ocorrem em crianças em todas as faixas econômicas e culturais. Os princípios são os seguintes:
  1. O desenvolvimento segue um direção  cefalocaudal , ou seja, as primeiras aquisições da criança iniciam-se na região da cabeça e continuam em direção aos pés.
  2. O desenvolvimento motor e as primeiras aquisições envolvem e região do tronco, caminhando para os braços, mãos e finalmente os dedos.
  3. O desenvolvimento provoca aquisição a princípio de comportamentos mais gerais, passando posteriormente a comportamentos mais específicos e diferenciados (exemplo: a  criança de poucos meses, quando quer agarrar algo, usa o corpo todo, depois a mão e finalmente realiza o ato de pegar um objeto apenas com os dedos.
  4. O desenvolvimento implica uma evolução, passando de comportamentos simples a operações coordenadas com o intuito de atingir uma meta (exemplo: a criança começa a emitir sons aparentemente desconexos, que se juntam para formar as primeiras palavras, posteriormente frases, até que a linguagem verbal passa a ser uma das formas mais precisas de comunicação).
  5. O desenvolvimento ocorre numa sequencia de estágios. Alguns autores, entre os quais Piaget, definiram o conceito de estágio como sendo períodos nos quais a função e a ênfase de determinados comportamentos  ou atitudes diferem dos outros (exemplo: no estágio sensório motor a ênfase recai principalmente no obtenção de informações através de canais sensórios e as respostas são fundamentalmente de caráter motor; já no período pré-operacional a ênfase é no desenvolvimento da linguagem e do pensamento)
  6. Há determinadas aquisições que são fundamentais  naquele estágio,  caracteriza-se o chamado “períodos crítico” para o desenvolvimento daquela  função (exemplo: o primeiro ano é crítico para o desenvolvimento motor, é nesta época que a criança adquire praticamente a base para o desenvolvimento posterior).  Os estágios seguem uma sequência que é sempre a mesma, sendo, porém variável o ritmo com que cada criança  supera  um determinado estágio.


Um determinado estágio é produto dos seus antecedentes e será um preparo para o estágio subsequente.

Estágios do Desenvolvimento Segundo Piaget


Depois de observar muitas crianças, Piaget concluiu que o progresso delas passa por quatro estágios e que todas passam por eles na mesma ordem.
Estágio sensório-motor (até 2 anos) - Segundo Piaget, nessa fase do desenvolvimento, o campo da inteligência da criança aplica-se a situações e ações concretas. Trata-se do período em que há o desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações. É também o período da diferenciação entre os objetos e o próprio corpo.
Estágio pré-operatório (dos 2 aos 6/7 anos) - É a fase em que as crianças reproduzem imagens mentais. Elas usam um pensamento intuitivo que se expressa numa linguagem comunicativa - mas egocêntrica -, porque o pensamento delas está centrado nelas mesmas.
Estágio operatório concreto (dos 6/7 aos 11/12 anos) - Nessa fase as crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Têm capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades concretas, que não exigem abstração.
Estágio das operações formais (dos 11/12 até a vida adulta) - É a fase de transição para o modo adulto de pensar. É durante essa fase que se forma a capacidade de raciocinar sobre hipóteses e idéias abstratas. Nesse momento, a linguagem tem um papel fundamental, porque serve de suporte conceitual.





























































































































































































































































segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Por que brincar?

Porque brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, exercita e confere suas  habilidades.
O brinquedo estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança. Proporciona aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração da atenção.
Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. É uma arte, um dom natural que, quando bem cultivado, irá contribuir, no futuro, para a eficiência e o equilíbrio do  adulto.
O brinquedo espontâneo pode ser considerado sob dois aspectos: auto- expressão  nas atividades livres, construções, dramatizações, música, artes plásticas, etc.
O brincar é muito bom e as crianças nem precisam de motivos para  isso. Além de prazerosa trás benefícios.
A   nível  de  auto- realização, o brinquedo organizado, ou seja, aquele que tem uma proposta e portanto requer determinado  desempenhado. Quanto mais simples o material, mais fantasia exige;  quando  mais sofisticado, em maior desafio se constitui, mas  é sempre uma oportunidade para que a criança interaja, faça  escolhas e tome decisões.



Por que brinquedos?

A   nível  de  auto- realização, o brinquedo organizado, ou seja, aquele que tem uma proposta e portanto requer determinado  desempenhado. 
O  brinquedo é um convite ao brincar, porque facilita e enriquece a brincadeira, proporcionando desafio motivação.
Ao ver o brinquedo, a criança é tocada pela sua proposta, reconhece umas  coisas, descobre outras, experimenta e  reinventa; analisa, compara e cria. Sua imaginação se desenvolve e suas habilidades também.  Enriquecendo seu mundo interior, tem mais coisas a comunicar e pode, cada vez mais, participar do mundo que o cerca.
Através da experimentação, a criança aprende a controlar seus movimentos e a estabelecer ordem em seu mundo. As crianças trabalham com materiais não somente para alcançar um  objetivo, mas pelo prazer de experimentá-los e lidar com eles.
Os brinquedos estimulam a inteligência porque faz com que a criança solte sua imaginação e desenvolva a criatividade. Mas ao mesmo tempo, possibilita exercício de concentração, de atenção e de engajamento.
Distrai, porque oferece uma saída para tensão provocada pela pressão do contexto adulto.
Pode-se  aumentar gradativamente a capacidade para a criança permanecer uma mesma  atividade  fornecendo-se, inicialmente, brinquedos que exijam menos tempo para que as atividades sejam realizadas, e, à medida que a criança já consegue executá-la, fornecer  jogos, brinquedos e brincadeiras que solicitem maior tempo .
Como consequência  da realização da realização de uma atividade agradável e que provocou concentração, a criança fica mais calma e relaxada.
Os brinquedos são alimentos para a fome de conhecer da criança.


Tipos de brinquedos

Móbiles, chocalhos, ursinhos de pelúcia, bonecas/bonecos; brinquedos de olhar, ouvir, pegar, morder, empilhar, encaixar montar etc...
Cada criança tem um ritmo próprio de desenvolvimento e características pessoais que a diferenciam das demais.
Abaixo indicação de brinquedos para cada fase do desenvolvimento infantil.

PERÍODO SENSÓRIO MOTOR (0 a 2 ANOS)

De 0 a 4 meses
Brinquedos sugeridos:
§  Móbiles coloridos
§  Móbiles que se movimentam
§  Móbiles sonoros
§  Móbiles improvisados (como um pano vermelho, um objeto ou brinquedinho pendurado em lugar bem visível)

Dos quatro aos oito meses
Brinquedos sugeridos:
§  Móbiles colocados ao alcance da mão da criança
§  Chocalhos pequenos
§  Brinquedos para morder
§  Bichinhos de vinil
§  Bola-bebê, de diferentes texturas
§  Martelos de borracha

Dos oito aos doze meses
Brinquedos sugeridos:
§  Brinquedos de puxar e de empurrar
§  Livros de pano
§  Argolas de plástico para encaixar
§  Cubos de pano
§  Bichos de pelúcia
§  “João Bobo”
§  Caixa com vários objetos para por e tirar
§  Caixa de música
§  Vasilhas para encaixar umas nas outras
§  Bonecas de pano
§  “Cavalinho de pau”
§  Brinquedos que possam ser manipulados sem oferecer perigo e que estimulem a criança a interagir
Dos doze aos dezoito meses
Brinquedos sugeridos:
§  Brinquedos pedagógicos (aqueles que oferecem oportunidade de manipulação realizando alguma proposta, como encaixar argolas, empilhar peças etc.)
§  Bate-bola (a criança coloca uma bola num orifício e bate para que ela penetre e role saindo por outro lugar)
§  Brinquedos nos quais se apertam botões que fazem saltar peças ou abrir portinhas

Dos dezoito aos vinte e quatro meses
§  Brinquedos sugeridos:
§  Brinquedos de empurrar
§  Carrinhos ou outros brinquedos de puxar
§  Blocos de construção
§  Bate-estacas
§  Brinquedos de desmontar (grandes)
§  Degraus e pequenos escorregadores
§  Túneis para passar por dentro
§  “Cavalinho de pau”
§  Carro ou bicicleta sem pedal, que a criança movimente com os pés no chão

PERÍODO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS ( 2 a 12 anos )

Dos 2 aos 4 anos
Brinquedos sugeridos:
§  Livros de pano com figuras
§  Telefone
§  Panelinhas e todo tipo de utensílios de cozinha
§  Mobílias miniatura e objetos domésticos
§  Bonecas
§  Máscaras, chapéus, fantasias e capas
§  Fantoches
§  Bichinhos de plástico e de pelúcia
§  Massa para modelar
§  Quebra-cabeças simples
§  Tambor, pandeiro e corneta
§  Carros, caminhões, trenzinhos e aviões
§  Pianinho ou xilofone
§  Cabanas e casinhas
§  Balde e pá
§  Triciclo
§  Material para fazer bolhas de sabão

Dos quatro aos sete anos
Brinquedos sugeridos:
§  Blocos de construção
§  Material para pintura e desenho
§  Jogos de dominó, loto, etc.
§  Jogos de circuito
§  Carrinho de boneca
§  Livros de história
§  Jogo de damas

Dos sete aos doze anos
Brinquedos sugeridos:
§  Bolas e raquetes
§  Boliche
§  Futebol de botão
§  Peteca
§  Jogos de montar que sejam desafiantes
§  Jogos de construção
§  Jogos de circuito
§  Jogos de perguntas e respostas
§  Mini  - laboratórios
§  Quebra-cabeças mais difíceis
§  Ferramentas para construção de brinquedos
§  Jogo de damas
§  Jogo de xadrez


VÍDEOS SUGERIDOS

JOGOS E BRINCADEIRAS
DESAFIOS E DESCOBERTAS


 SALTO PARA O FUTURO 2013

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

VÍDEO AULA - JOGOS, BRINQUEDOS
E BRINCADEIRAS



OG BRINQUEDOS CONSTRUTIVOS E ORGÂNICOS
ENCAIXE AQUARELA.

BRINQUEDOS E JOGOS FEITOS COM MATERIAL
RECICLÁVEL - PROFESSORA SIMONE RODRIGUES
ALCÂNTARA.



ATIVIDADE DE ARTE E ESTIMULAÇÃO
SENSORIAL
EDUCAÇÃO INFANTIL - GARRAFAS DE
DESCOBERTAS



MÚSICA JANELINHA E BRINCADEIRA
COM BOLINHAS


BRINCADEIRAS COM SUCATA E FAZ DE
CONTA NO BERÇÁRIO



O CESTO DOS TESOUROS



BERÇÁRIO- PSICOMOTRICIDADE DE
01 À 1 ANO



AULA DE ESTIMULAÇÃO BERÇÁRIO


LER: A ARTE DE BRINCAR COM AS PALAVRAS



DESCOBRINDO O MUNDO NO BERÇÁRIO



ATIVIDADE DE LEITURA DESDE O BERÇÁRIO



AULA DE MÚSICA NO BERÇÁRIO



AULA DE EXPRESSÃO CORPORAL- BERÇÁRIO


ROTINA E APRENDIZAGENS NO BERÇÁRIO


COMO TRABALHAR CORES NO BERÇÁRIO


A CANOA VIROU BERÇÁRIO



LEITURA PARA BEBÊS


GARATUJAS ... E SEUS SIGNIFICADOS


UMA PROPOSTA DE  REGISTRO 
NA EDUCAÇÃO INFANTIL (0 à 3 anos)