domingo, 2 de novembro de 2014

PRÉ- HISTÓRIA 

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.”
                                                                                                   
                                                                                   Albert Einstein

A Pré-história corresponde à primeira etapa da evolução humana e teve início com o surgimento dos primeiros hominídeos.

Quando se fala em Pré-história , acreditamos que este seja um  período anterior à história. Alguém se perguntou como em todo o planeta as pessoas de diferentes pontos da Terra possuem características e línguas diferentes? Estamos presos  a uma ideia limitada de existência.
A nossa história começou em um período muito anterior a escrita introduzido com o aparecimento dos seres humanos.  Não se surpreenda que  a aparência de nossos ancestrais sejam diferentes do que somos hoje. Nossas características  foram adquiridas em um longo processo com  grandes espaços  de tempo.

 O processo de aprendizagem e transmissão de conhecimento não foi contínuo, homogêneo.
de modo que passaram milhares de anos antes de  que a espécie humana pudesse  adquirir traços culturais complexos, como articulação da língua, a escrita, o uso de metais ou de pensamento religioso.
Alguns cientistas  defendem a ideia  que o gênero Homo surgiu  milhões de anos atrás do decorrer de vários processos evolutivos.

Os Hominídeos são a evolução dos primeiros primatas ou primatas do velho mundo. Alguns  destes "primatas do velho" mundo podem ser encontrados ainda hoje em várias partes do mundo.






PRINCIPAIS ESPÉCIES DE HOMINÍDEOS


Os hominídeos são uma espécie de primata que  coexistiram  por muito tempo e foram se extinguindo  de forma intercalada com outras gerações. O único gênero dos hominídeos  que  conseguiu se destacar   das outras  espécies de primatas foi  o Homo Sapiens que somos nós.



AUSTRALOPITHECUS  espécie que não pertencia  ao gênero homo.
(3 – 3,9 milhões de anos atrás)

Andava sobre dois pés, tinha o corpo coberto de pelos e um cérebro  pequeno
Se alimentava de carne crua. Não caçava se alimentava de restos de animais mortos.














HOMO HABILIS   é a primeira espécie a pertencer ao gênero homo.
(1,6 – 2,5 milhões de anos atrás)

Fabricava ferramentas quebrando lascas de pedra. Essas pedras lascadas eram muito primitivas, mas suficientes para cortar uma carne e para ferir um animal.
Homo habilis  tinha o cérebro um pouco maior que o australopitecos. Foi o primeiro a produzir ferramentas a partir de pedras. 












HOMO ERECTUS
(0,4 – 1,8 milhões de anos atrás)

Produzia instrumentos mais aperfeiçoados, tinha o cérebro maior que
o Homo habilis e também era mais alto. Foi o primeiro a usar o fogo em beneficio próprio, para se aquecer e cozinhar os alimentos.

Acredita-se que foi Homo erectus que iniciou a viagem que resultou no povoamento do planeta, inicialmente pela Ásia.










HOMO NEANDERTHALENSIS 
 (0,3 milhões de anos atrás)
 




Surgiu numa região de frio na era glacial. Embora fosse mais baixo, era muito parecido com os homens de hoje. Foi provavelmente, o primeiro a ter o hábito de enterrar os mortos, indicando,
segundo os historiadores, uma preocupação com a vida após a morte.

Produziam armas como facas e lanças, sua dieta era rica em carne.








HOMO HEIDELBERGENSIS

(0,2 – 0,6 milhões de anos atrás)







Há evidências de que o Homo heidelbergensis  enterrava seus mortos de modo ritualístico (uma espécie de cemitério no norte da Espanha reúne vários restos mortais da espécie), possivelmente com oferendas para um deus ou para ajudar o morto numa “vida além-túmulo”.

Era capaz de planejar, se comunicar de modo simbólico e construir abrigos elaborados. Algumas tribos teriam viajado para o continente europeu (entre 300 mil e 400 mil anos atrás) e evoluído para o Homo neanderthalensis, enquanto as que permaneceram na África deram origem ao Homo Sapiens.






HOMEM DE CROÁ-MAGNON 
(10.000 e 35.000 anos atrás)






O ancestral do ser humano, chamado de homem de Cro-Magnon, viveu na última  etapa da Era do Gelo e conviveu com animais hoje extintos, como os mamutes, os cervos gigantes e os leões-das-cavernas. Começaram a desenvolver alguns tipos de armadilhas que eram montadas no chão para capturar animais de grande porte, e depois os matavam, cozinhavam sua carne em fogueiras e comiam.

Nosso ancestral se dispersou por lugares onde o gelo  não chegava. No início da sua existência,  viviam   na  França.  Em seguida, migraram para a Ásia, África e outros países da Europa. 
Viviam em cabanas ou cavernas subterrâneas. As cabanas tinham telhados de gama apoiados por varasEram  feitas de madeira ou pele de animal. Apenas se abrigavam em cavernas para se proteger do frio.

Eles guardavam comida para o inverno. As mulheres colhiam os frutos da terra e os homens caçavam pequenos animais e peixes.Comiam cenouras selvagens, beterraba, cebola, nabo, repolho, repolho, frutas , formigas e restos de animais. Começaram a beber leite em torno de 40.000 a.C..

Cro-Magnon, depois de um período de trabalho, reservavam um tempo para festejos. Quando estavam cansados do trabalho tinham um tempo para descansar.    
 
Usavam roupas feitas de peles de animais. Foram eles que criaram o arco e a flecha. Antes de desenvolver a técnica de produzir o fogo o Cro-Magnon recolhia  o fogo de uma árvore atingia por um relâmpago. Ao conseguir o fogo, o homem levava ao acampamento.

Quando um Cro-Magnon  morre, é colocado em túmulo com ferramentas e armas. O Xamã (líder religioso) coloca alguns ingredientes no corpo do morto e pede para ele tenha uma vida  feliz após a morte. A cerimônia  é encerrada com o uso de flautas e músicas. 

Cro-Magnon foi o primeiro dos nossos antepassados ​​para serem capazes  de pronunciar palavras claras para que  pudessem desenvolver uma melhor compreensão da comunicação com a linguagem. Isto permitiu-lhes ter um dia mais produtivo em função Cro-Magnon tinha  maior  capacidade de compartilhar conhecimento de caça, coleta e muito mais. 


Magnon fez ferramentas de lâminas de pedra de sílex, usado para a preparação de peles de animais. Realizou  inovações significativas:  usava conchas furadas, dente e osso pingentes usados para a ornamentação de corpo. Sua arte se estende a figuras de Vênus, estatuetas de osso e pintura de gravuras rupestres nas paredes das cavernas da caça, rinocerontes e mamutes. 





HOMO SAPIENS
(0,2 milhões de anos atrás – presente)

Não se pode falar com certeza por que o Homo sapiens era espécie superior às outras. O que se pode afirmar é que ele era mais inteligente, talvez pelo fato de possuir cérebro maior. Como provar dessa inteligência, consegue se adaptar às mudanças de vida, pois sabia pensar em soluções para melhor sobreviver. A maioria dos cientistas acredita que o Homo sapiens é o resultado da evolução das outras espécies de Homo. Muitos acham que o neandertal e o sapiens eram uma única espécie.






Paleolítico  (Idade da Pedra Lascada)


(5.500.000 – 10.000 a.C.)



 


Nesse período, se fazia uso de utensílios elaborados a partir da pedra lascada ou pedra polida.

Eram nômades ou seja, se deslocavam constantemente de um local para outro em busca de  água e alimentos . Como precisavam deixar o local constantemente, buscavam moradias provisórias como, por exemplo, cavernas e vãos entre rochas. Se organizavam em pequenos grupos. Aos  homens  cabia a tarefa de caçar, pescar e proteger o grupo. As mulheres ficavam com a função de preparar o alimento e cuidar dos filhos.

Para obter alimentos usavam instrumentos como: machados, lanças, facas. Os bens de produção e alimentos eram de propriedade coletiva.
Se comunicavam através da emissão de pouca quantidade de sons (ruídos). Outra forma de comunicação foram as pinturas rupestres (desenhos feitos nas paredes das cavernas). Serviam para marcar o tempo e trocar experiências transmitindo mensagens e sentimentos.




Neolítico  (Idade da Pedra Polida)

 (10.000 a.C. -  5.000 a.C. )


Os humanos aprenderam a domesticar animais e praticar a agricultura (cultivar alimentos)
Passaram a dominar a técnica de polir pedras para a  fabricação de instrumentos.
Formaram comunidades sedentárias (tinham morada fixa)  ao contrario dos outros ancestrais que eram nômades.

  Eles ficavam um longo tempo no mesmo lugar esperando a hora de colher os vegetais que haviam plantado. Enquanto esperavam, dedicavam-se a outras atividades como a construção de casas, o trabalho com o barro e a argila, a fabricação de cestos, tecidos e ferramentas.

     








Mesolítico(Idade dos metais)
( 5.000 a.C. - 4.000 a.C. )
 Criaram  técnica  de fabricação de utensílios  de metais. O primeiro metal utilizado foi o cobre. Depois aprendeu a mistura-lo com estanho para obter o bronze. Mais tarde aprendem a produzir o ferro.
Moravam  em núcleos urbanos organizados por um chefe. Biblos (atual Líbano), e  considerada a mais antiga cidade do mundo.

Um outro núcleo urbano foi a cidade de Çatal Hüyük,  no centro-sul da Turquia. Foi habitada por mais de 700 anos e lá eram cultivados trigo, cevada, ervilha.
A caça já não era praticada, os seus moradores  criavam ovelhas e gado para alimentação e vestimentas. Além disso,  o artesanato e a fabricação de joias eram bem desenvolvidos.

Toda forma de conhecimento nos alimenta, amplia  horizontes. A fome de aprender  nos traz um novo sentido para a vida. Os nossos antepassados nos deram  grandes lições. As dificuldades foram superadas não só pela necessidade de sobrevivência mas por saber criar a partir de coisas simples  as bases de tudo o que somos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário