domingo, 16 de novembro de 2014





         RAÇAS X ETINIAS
 
Frases de Nelson MandelaA educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo.
NELSON MANDELA



 Pesquisas nas áreas humanas e biológicas mostram que as diferenças entre as pessoas não passam pequenas adaptações  ao ambiente. E importante promover uma educação livre de preconceitos  e capaz de valorizar as diferenças.
Geneticistas  concluíram que  não há raças entre os humanos porque "as diferenças genéticas entre grupos das mais distintas etnias são insignificantes. 

Segundo o professor Sérgio Pena, "se eu tiver acesso ao código genético de dez africanos, dez ameríndios e dez chineses, não vou conseguir saber qual é de que grupo geográfico". Os genes que determinam as características físicas, como cor de pele, são tão poucos que perdem significado se comparados ao número total de genes. Eles apenas representam adaptações biológicas a uma determinada geografia. O negro tem pele escura porque sua região de origem tem um sol muito forte. Como o excesso de sol é nocivo à saúde, a pele escura protege o organismo. A melanina  é considerada uma proteína responsável pela cor da pele, dos olhos e dos cabelos.
 Classificar  o ser humano em suas variações, descrevê-las e estudá-las, passou a ser parte importante da explicação científica sobre sua origem  e os porquês da sua diversidade cultural e física.

Etnia  refere-se ao âmbito cultural; um grupo étnico é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas, culturais e semelhanças  genéticas. Essas comunidades geralmente possuem  uma estrutura social, política e um território.
Raça é um conceito mais em humanos se resume em classificar  as pessoas   pela   cor :  branco, preto, pardo, indígena ou amarelo; o tipo de cabelo, a formação facial. Em resumo, visa apenas os aspectos externos das pessoas. 

Em animais,  só basta um cruzamento para gerar outra raça ainda que continuem pertencentes a mesma espécie. Por exemplo, existem 400 milhões  de cães em todo o planeta . Estes animais são divididos por raça. O termo  "raça" serve para designar também as variedades de animais domésticos e animais de criação como o gado.  Em relação ao  cruzamento entre animais de  raças diferentes  sempre origina outra raça  com características dos dois animais participantes do cruzamento.
 

 
 
 
 
RACISMO XENOFOBIA E PRECONCEITO
 
 
 
 
  •  Racismo -  O racismo é a discriminação social que tem por base um conjunto de julgamentos pré-concebidos que avaliam as pessoas de acordo com suas características físicas, em especial a cor da pele. Baseada na preconceituosa ideia de superioridade de certas etnias  como forma  de segregação está impregnada na sociedade brasileira e acontece nas mais diversas situações.
     O agressor costuma:

    •  dar apelidos de acordo com as características físicas da vítima;
    •  inferiorizar as características estéticas da etnia em questão;
    •  considerar a vítima inferior intelectualmente, podendo até negar-lhe determinados cargos no emprego;
    • ofender verbal ou fisicamente a vítima;
    • desprezar os costumes, hábitos e tradições da etnia;
    • duvidar, sem provas, da honestidade e competência da vítima;
    •  recusar-se a prestar serviços.

     
  • Xenofobia -  A xenofobia é uma forma de discriminação social que consiste na aversão a diferentes culturas e nacionalidades. A xenofobia mostra-se através da humilhação, constrangimento, agressão física e moral àquele que não é natural do lugar do agressor. Dessa maneira, imigrantes e indivíduos com diferentes hábitos culturais são, muitas vezes, desrespeitados devido a suas características físicas, sotaques e condições sócio-econômicas.

  • Preconceito -  O pré-conceito, é um conceito prévio, um julgamento sem provas, um juízo sem razão , não embasado em fatos concretos. Designa um julgamento prévio rígido e negativo sobre um indivíduo ou grupo.  O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.




COMO ENSINAR VALORES?

A forma mais  eficiente de reforçar o preconceito é achar que ele não existe. Está em todo lugar. Quem não ouviu comentários como : "Ele ou ela é muito bonito para tal pessoa"; "Tal pessoa é burra";  "quatro olhos" ;  "Os velhos não servem para nada".  O que dizer pessoas que são agredidas com palavras ou frases pejorativas em relação a cor, opção sexual, sotaque, preconceito as mulheres; pessoas pobres ou características físicas?
O silêncio é a pior escolha. Mas a omissão infelizmente  se sobrepõe  a verdade que liberta. 
Os professores também sofrem agressões verbais assim como físicas no Brasil. Alunos agridem seus colegas sem justificativa.
Valores são princípios  de civilidade, cordialidade e aceitação ao diferente. Porque não afetividade?
As vezes é difícil trabalhar no caus. Talvez seja a oportunidade se pensar na inserção dos valores
na vida   e nas questões curriculares de maneira que a comunidade escolar se abra ao diálogo.


FILME RECOMENDADO



 HAIRSPRAY - Em busca da fama
O filme tem como ponto chave a busca  da superação de estereótipos da sociedade nos anos 60. Retrata uma menina gordinha para os padrões que consegue alcançar a fama no famoso programa musical de TV da sua cidade. Mostra também a segregação racial nos EUA na mesma época. 
O divertido filme é uma ótima opção para se trabalhar temas como superação pessoal  e valorização das diferenças como algo positivo.
 
  
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário