“Vocês não são especiais”
O professor David McCullough Jr repetiu a frase “vocês não são especiais” por 9 vezes, em 13 minutos, durante o seu discurso aos formandos.
Durante a cerimônia de formatura, ele fez questão de ressaltar aos jovens ali presentes que eles não eram especiais e ainda destacou que as crianças mimadas podem resultar em adultos fracassados.
O discurso de McCullough virou fonte de inspiração para pais e educadores e, o professor, que do dia para noite ganhou imensa popularidade, afirma que não menosprezava seus jovens alunos, mas julgava necessário alertá-los. “Em 26 anos ensinando adolescentes, pude ver como eles crescem cercados por adultos que os tratam como preciosidades”. O discurso foi filmado e, ao ir para o Youtube, teve mais de 2 milhões de acessos.
Esses jovens cresceram ouvindo de seus pais e professores que tudo o que faziam era especial e desenvolveram uma autoestima tão exagerada que não conseguem lidar com as frustrações do mundo real.
O mundo desafia e, por isso, é tão importante manter os pés no chão e evitar construções irrealistas do nosso próprio ‘eu’.
Como criar uma criança Narcisista?
Na mitologia grega, Narciso ou O Auto-Admirador (Língua grega: Νάρκισσος ), era um herói do território de Téspias, Beócia, famoso pela sua beleza e orgulho.
"Narciso morreu afogado porque não compreendeu que entre ele e a imagem existe a água. Eu sei que entre eu e a imagem há o mundo, há a palavra dos outros, uma grande distância."
Evgen Bavcar
Quando pais dizem aos filhos o quanto são especiais, provavelmente estão criando um futuro narcisista, alerta um estudo divulgado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, se baseia em 565 crianças holandesas entrevistadas ao lado dos pais durante um ano e meio.
As crianças que era descritas pelos seus pais como "mais especiais do que as outras crianças" ou que "merecem algo extraordinário na vida" tinham mais possibilidades de registrar altas pontuações nos exames de narcisismo que os pequenos que não recebiam esse tipo de elogio
Os pesquisadores também mediram a forma como os pais valorizavam seus filhos ao perguntarem se faziam declarações como: "Meu filho é um grande exemplo a ser seguido pelas outras crianças". Os pequenos tinham entre sete e 11 anos quando começaram a fazer parte do estudo. Eles e seus pais foram entrevistados quatro vezes diferentes, a cada seis meses.
Mas os pais não são os únicos culpados. Como outros traços da personalidade, a genética e o temperamento próprio da criança também contribuem para este fator, segundo a pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário