Texto narrativo
Narrar – É contar uma história, um fato, um acontecimento, quer dizer, fala do que acontece a uma ou várias personagens.
1- Estrutura da narrativa: Normalmente um texto narrativo organiza-se em três partes:
- Introdução - apresenta a situação inicial, localiza a ação ( onde e quando se passa a história), descreve as personagens – geralmente estas informações são dadas na introdução.
- desenvolvimento – conta a ação propriamente dita ( Por exemplo: quando acontece na história um problema que é preciso resolver – tudo o que se passa a seguir é já o desenvolvimento.
- Conclusão – apresenta o final da ação ( Por exemplo - quando se encontra a solução para um problema chega ao fim a história – é a conclusão.
A um texto com estas características damos o nome de narrativa fechada.
Quando não conhecemos a conclusão, dizemos que se trata de uma narrativa aberta.
2- Localização da ação:
No espaço – Onde?
No tempo – Quando?
3- Autor:
É a pessoa que imagina a narrativa.
Exemplo: «A rosa vai passando para as minhas mãos as bolas coloridas, longos fios prateados e dourados [...]»:
4- Narrador:
É um ser imaginário, criado pelo autor a quem cabe contar a história. O narrador pode ser:
- Participante ou presente (se participa na história como personagem)
- Não participante ou ausente ( se se limita a contar a história, sem participar nela).
Pessoas que vivem os acontecimentos que são contados no texto.
Atenção! Por vezes as personagens podem ser animais ou coisas.
As personagens podem ser:
- Principais - (herói ou heroína da ação)
- Secundárias - (têm um papel menor na história).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TEXTOS NARRATIVOS A PARTIR DE NOTÍCIAS
Os textos abaixo foram algumas notícias de jornal que circularam no ano de 2006, escolha uma delas e invente uma história baseada nos fatos apresentados.
PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Gato de sorte, azar dos vizinhos...
Um gato britânico, batizado Tinker (cigano), herdou uma casa valorizada em 497.000 euros nos arredores de Londres, revelou The Times em maio. Sua proprietária, que morreu sozinha, decidiu legar-lhe a casa, encarregou os vizinhos de se ocuparem do animal e pôs à sua disposição um fundo de 142.000 euros. Ao cabo de 21 anos, uma vez morto o felino, a casa passará aos vizinhos.
2. Homem mais alto do mundo procura namorada
Bao Xishun, o homem mais alto do mundo, com 2,36 m , procura uma companheira para compartilhar sua vida, informa hoje o jornal China Daily. Bao, que nunca se casou nem teve namorada devido aos problemas causados por sua estatura, publicou um anúncio em um jornal local dizendo que está carente e que gostaria de encontrar uma mulher que cuidasse dele.
A estatura de Bao foi certificada pelo Livro dos Recordes, o Guinness Book, como a maior do mundo em um homem vivo, embora os médicos ainda não tenham conseguido explicar a causa deste crescimento exagerado.
Bao pesa 165 kg , suas pernas medem 1,5 m e seus pés têm 38 cm . Sua altura foi normal até os 15 anos, quando disparou até 1,98 m .
3) Jovem reaparece após 10 anos confinada em casa de estranho
Uma mulher que desapareceu na adolescência, há dez anos, viveu esse tempo todo com um segurança de escola primária que não a deixava sair de casa, afirmou a polícia.
Nicole Kach, agora com 24 anos, encontrou sua família nesta semana. Ela vivia na casa do homem, que a ameaçava caso fugisse e a trancava no quarto quando recebia visitas.
4) Jacaré bate na porta, mulher atende e se apavora
Uma dona de casa americana ouviu batidas na porta e pensou tratar-se de algum visitante. Ao atender, no entanto, deparou-se com um enorme jacaré.
O jacaré, que havia saído de um lago próximo e estava com um lado da boca sangrando, pois havia batido contra a porta algumas vezes.
Lori mora na Flórida, nos EUA, e impressionou-se com o animal de 2,5 metros de comprimento.
Mike, marido de Lori, diz que correu para casa quando a mulher telefonou e pediu ajuda histericamente. Enquanto isso o animal permaneceu na porta por quase uma hora até ser finalmente capturado.
FÁBULAS
Fábula é uma narrativa figurada, na qual muitas vezes são animais que ganham características humanas. Sempre contém um moral por sustentação, constatada no final da história. É um gênero muito versátil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto. É muito interessante para crianças e para os adultos, pois contém preceitos morais de uma forma leve e lúdica.
A velha contrabandista
Stanislaw Ponte Preta
Diz que era uma velha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega a mandou parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim para ela:
- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no dentista, e respondeu:
- É areia!
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou que a velhinha fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora com o saco de areia atrás.
Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
- Olha vovozinha, eu sou fiscal da Alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
- Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não vou dar parte, não apreendo não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
- O senhor promete que não “espaia”? – quis saber a velhinha.
- Juro – respondeu o fiscal.
- É lambreta.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sites onde você pode ver algumas fábulas
- http://www.contandohistoria.com/fabulas.htm
- http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm
- http://www.metaforas.com.br/infantis/default.asp
- http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=conteudo-menus&tipo=1
- http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/
- http://www.qdivertido.com.br/contos.php
- http://asfabulasdeesopo.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário