Por que
brincar?

Porque brinquedo é oportunidade de desenvolvimento.
Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, exercita e confere suas habilidades.
O brinquedo estimula a curiosidade, a iniciativa e a
autoconfiança. Proporciona aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, do
pensamento e da concentração da atenção.
Brincar é indispensável à saúde física, emocional e
intelectual da criança. É uma arte, um dom natural que, quando bem cultivado,
irá contribuir, no futuro, para a eficiência e o equilíbrio do adulto.
O brinquedo espontâneo pode ser considerado sob dois
aspectos: auto- expressão nas atividades
livres, construções, dramatizações, música, artes plásticas, etc.
O brincar é muito bom e as crianças nem precisam de motivos para isso. Além de prazerosa trás benefícios.
A nível de
auto- realização, o brinquedo
organizado, ou seja, aquele que tem uma proposta e portanto requer determinado desempenhado. Quanto mais simples o material, mais
fantasia exige; quando mais sofisticado, em maior desafio se
constitui, mas é sempre uma oportunidade
para que a criança interaja, faça
escolhas e tome decisões.
Por que brinquedos?

A nível de
auto- realização, o brinquedo
organizado, ou seja, aquele que tem uma proposta e portanto requer determinado desempenhado.
O brinquedo é um
convite ao brincar, porque facilita e enriquece a brincadeira, proporcionando desafio
motivação.
Ao ver o brinquedo, a criança é tocada pela sua proposta,
reconhece umas coisas, descobre outras,
experimenta e reinventa; analisa,
compara e cria. Sua imaginação se desenvolve e suas habilidades também. Enriquecendo seu mundo interior, tem mais
coisas a comunicar e pode, cada vez mais, participar do mundo que o cerca.
Através da experimentação, a criança aprende a controlar
seus movimentos e a estabelecer ordem em seu mundo. As crianças trabalham com
materiais não somente para alcançar um
objetivo, mas pelo prazer de experimentá-los e lidar com eles.
Os brinquedos estimulam a inteligência porque faz com que a
criança solte sua imaginação e desenvolva a criatividade. Mas ao mesmo tempo,
possibilita exercício de concentração, de atenção e de engajamento.
Distrai, porque oferece uma saída para tensão provocada pela
pressão do contexto adulto.
Pode-se aumentar
gradativamente a capacidade para a criança permanecer uma mesma atividade fornecendo-se, inicialmente, brinquedos que
exijam menos tempo para que as atividades sejam realizadas, e, à medida que a
criança já consegue executá-la, fornecer
jogos, brinquedos e brincadeiras que solicitem maior tempo .
Como consequência da
realização da realização de uma atividade agradável e que provocou
concentração, a criança fica mais calma e relaxada.
Os brinquedos são alimentos para a fome de conhecer da
criança.
Tipos de brinquedos
Móbiles, chocalhos, ursinhos de pelúcia, bonecas/bonecos; brinquedos de olhar, ouvir, pegar, morder, empilhar, encaixar montar etc...
Cada criança tem um ritmo próprio de desenvolvimento e características pessoais que a diferenciam das demais.
Abaixo indicação de brinquedos para cada fase do desenvolvimento infantil.
PERÍODO
SENSÓRIO MOTOR (0 a 2 ANOS)
De 0 a 4
meses
Brinquedos
sugeridos:
§
Móbiles
coloridos
§
Móbiles
que se movimentam
§
Móbiles
sonoros
§
Móbiles
improvisados (como um pano vermelho, um objeto ou brinquedinho pendurado em
lugar bem visível)
Dos quatro
aos oito meses
Brinquedos
sugeridos:
§
Móbiles
colocados ao alcance da mão da criança
§
Chocalhos
pequenos
§
Brinquedos
para morder
§
Bichinhos
de vinil
§
Bola-bebê,
de diferentes texturas
§
Martelos
de borracha
Dos oito aos
doze meses
Brinquedos
sugeridos:
§
Brinquedos
de puxar e de empurrar
§
Livros de
pano
§
Argolas
de plástico para encaixar
§
Cubos de
pano
§
Bichos de
pelúcia
§
“João
Bobo”
§
Caixa com
vários objetos para por e tirar
§
Caixa de
música
§
Vasilhas
para encaixar umas nas outras
§
Bonecas
de pano
§
“Cavalinho
de pau”
§
Brinquedos
que possam ser manipulados sem oferecer perigo e que estimulem a criança a
interagir
Dos doze aos
dezoito meses
Brinquedos
sugeridos:
§
Brinquedos
pedagógicos (aqueles que oferecem oportunidade de manipulação realizando alguma
proposta, como encaixar argolas, empilhar peças etc.)
§
Bate-bola
(a criança coloca uma bola num orifício e bate para que ela penetre e role
saindo por outro lugar)
§
Brinquedos
nos quais se apertam botões que fazem saltar peças ou abrir portinhas
Dos dezoito
aos vinte e quatro meses
§
Brinquedos
sugeridos:
§
Brinquedos
de empurrar
§
Carrinhos
ou outros brinquedos de puxar
§
Blocos de
construção
§
Bate-estacas
§
Brinquedos
de desmontar (grandes)
§
Degraus e
pequenos escorregadores
§
Túneis
para passar por dentro
§
“Cavalinho
de pau”
§
Carro ou
bicicleta sem pedal, que a criança movimente com os pés no chão
PERÍODO
DAS OPERAÇÕES CONCRETAS ( 2 a 12 anos )
Dos 2 aos 4
anos
Brinquedos
sugeridos:
§
Livros de
pano com figuras
§
Telefone
§
Panelinhas
e todo tipo de utensílios de cozinha
§
Mobílias
miniatura e objetos domésticos
§
Bonecas
§
Máscaras,
chapéus, fantasias e capas
§
Fantoches
§
Bichinhos
de plástico e de pelúcia
§
Massa
para modelar
§
Quebra-cabeças
simples
§
Tambor,
pandeiro e corneta
§
Carros,
caminhões, trenzinhos e aviões
§
Pianinho
ou xilofone
§
Cabanas e
casinhas
§
Balde e
pá
§
Triciclo
§
Material
para fazer bolhas de sabão
Dos
quatro aos sete anos
Brinquedos
sugeridos:
§
Blocos de
construção
§
Material
para pintura e desenho
§
Jogos de
dominó, loto, etc.
§
Jogos de
circuito
§
Carrinho
de boneca
§
Livros de
história
§
Jogo de
damas
Dos sete aos
doze anos
Brinquedos
sugeridos:
§
Bolas e
raquetes
§
Boliche
§
Futebol
de botão
§
Peteca
§
Jogos de
montar que sejam desafiantes
§
Jogos de
construção
§
Jogos de
circuito
§
Jogos de
perguntas e respostas
§
Mini - laboratórios
§
Quebra-cabeças
mais difíceis
§
Ferramentas
para construção de brinquedos
§
Jogo de
damas
§
Jogo de
xadrez
VÍDEOS SUGERIDOS
JOGOS E BRINCADEIRAS
DESAFIOS E DESCOBERTAS
SALTO PARA O FUTURO 2013
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
VÍDEO AULA - JOGOS, BRINQUEDOS
E BRINCADEIRAS
OG BRINQUEDOS CONSTRUTIVOS E ORGÂNICOS
ENCAIXE AQUARELA.
BRINQUEDOS E JOGOS FEITOS COM MATERIAL
RECICLÁVEL - PROFESSORA SIMONE RODRIGUES
ALCÂNTARA.
ATIVIDADE DE ARTE E ESTIMULAÇÃO
SENSORIAL
EDUCAÇÃO INFANTIL - GARRAFAS DE
DESCOBERTAS
MÚSICA JANELINHA E BRINCADEIRA
COM BOLINHAS
BRINCADEIRAS COM SUCATA E FAZ DE
CONTA NO BERÇÁRIO
O CESTO DOS TESOUROS
BERÇÁRIO- PSICOMOTRICIDADE DE
01 À 1 ANO
AULA DE ESTIMULAÇÃO BERÇÁRIO
LER: A ARTE DE BRINCAR COM AS PALAVRAS
DESCOBRINDO O MUNDO NO BERÇÁRIO
ATIVIDADE DE LEITURA DESDE O BERÇÁRIO
AULA DE MÚSICA NO BERÇÁRIO
AULA DE EXPRESSÃO CORPORAL- BERÇÁRIO
ROTINA E APRENDIZAGENS NO BERÇÁRIO
COMO TRABALHAR CORES NO BERÇÁRIO
A CANOA VIROU BERÇÁRIO
LEITURA PARA BEBÊS
GARATUJAS ... E SEUS SIGNIFICADOS
UMA PROPOSTA DE REGISTRO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL (0 à 3 anos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário