BRINQUEDOS PARA AS
DIVERSAS FASES
DO DESENVOLVIMENTO
INFANTIL
Desenvolvimento Infantil
O desenvolvimento Infantil segue princípios
básicos que devem ser conhecidos pelos educadores que planejarão e realizarão
atividades com crianças no seu processo
educacional. Estes princípios são universais e ocorrem em crianças em todas as faixas
econômicas e culturais. Os princípios são os seguintes:
- O desenvolvimento segue um direção cefalocaudal , ou seja, as primeiras aquisições da criança iniciam-se na região da cabeça e continuam em direção aos pés.
- O desenvolvimento motor e as primeiras aquisições envolvem e região do tronco, caminhando para os braços, mãos e finalmente os dedos.
- O desenvolvimento provoca aquisição a princípio de comportamentos mais gerais, passando posteriormente a comportamentos mais específicos e diferenciados (exemplo: a criança de poucos meses, quando quer agarrar algo, usa o corpo todo, depois a mão e finalmente realiza o ato de pegar um objeto apenas com os dedos.
- O desenvolvimento implica uma evolução, passando de comportamentos simples a operações coordenadas com o intuito de atingir uma meta (exemplo: a criança começa a emitir sons aparentemente desconexos, que se juntam para formar as primeiras palavras, posteriormente frases, até que a linguagem verbal passa a ser uma das formas mais precisas de comunicação).
- O desenvolvimento ocorre numa sequencia de estágios. Alguns autores, entre os quais Piaget, definiram o conceito de estágio como sendo períodos nos quais a função e a ênfase de determinados comportamentos ou atitudes diferem dos outros (exemplo: no estágio sensório motor a ênfase recai principalmente no obtenção de informações através de canais sensórios e as respostas são fundamentalmente de caráter motor; já no período pré-operacional a ênfase é no desenvolvimento da linguagem e do pensamento)
- Há determinadas aquisições que são fundamentais naquele estágio, caracteriza-se o chamado “períodos crítico” para o desenvolvimento daquela função (exemplo: o primeiro ano é crítico para o desenvolvimento motor, é nesta época que a criança adquire praticamente a base para o desenvolvimento posterior). Os estágios seguem uma sequência que é sempre a mesma, sendo, porém variável o ritmo com que cada criança supera um determinado estágio.
Um determinado
estágio é produto dos seus antecedentes e será um preparo para o estágio
subsequente.
Estágios do Desenvolvimento Segundo Piaget |
Depois de observar muitas crianças, Piaget concluiu que o progresso delas passa por quatro estágios e que todas passam por eles na mesma ordem. Estágio sensório-motor (até 2 anos) - Segundo Piaget, nessa fase do desenvolvimento, o campo da inteligência da criança aplica-se a situações e ações concretas. Trata-se do período em que há o desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações. É também o período da diferenciação entre os objetos e o próprio corpo. Estágio pré-operatório (dos 2 aos 6/7 anos) - É a fase em que as crianças reproduzem imagens mentais. Elas usam um pensamento intuitivo que se expressa numa linguagem comunicativa - mas egocêntrica -, porque o pensamento delas está centrado nelas mesmas. Estágio operatório concreto (dos 6/7 aos 11/12 anos) - Nessa fase as crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Têm capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades concretas, que não exigem abstração. Estágio das operações formais (dos 11/12 até a vida adulta) - É a fase de transição para o modo adulto de pensar. É durante essa fase que se forma a capacidade de raciocinar sobre hipóteses e idéias abstratas. Nesse momento, a linguagem tem um papel fundamental, porque serve de suporte conceitual. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário