A anatomia de um leitor
A anatomia de um leitor mostra para nós algumas características básicas e indispensáveis a um bom leitor.
Os olhos precisam ser exercitados para não só ver mais reconhecer e interpretar imagens.
A boca de um leitor serve para compartilhar histórias escritas e contadas. O grande leitor mantém o conhecimento para si, acaba partilhando uma ou outra história que reserva em seu arquivo pessoal. Torna-se então um contador de histórias. Ela é cheia de expressividade, paixão, sentimentos que fala no mais profundo da alma.
As mãos do leitor tem enorme afinidade com o livro sente pelo tato um contato íntimo e descobre que não se trata de um simples objeto. Ele é o seu melhor companheiro, e por isso o trata com todo o carinho que merece.
O espírito criativo ou mente curiosa leva o leitor a uma busca insaciável. Uma leitura leva a outra que leva outra e nunca para. Ele sabe que nos livros pode encontrar respostas para suas inúmeras questões, pode também aprender novos caminhos, novos jeito de ser e de viver melhor.
As orelhas ou ouvidos de um leitor- Na formação de um leitor desce cedo, ouvir histórias é o inicio da aprendizagem para ser uma leitor. À medida que ele pratica isto ele vai crescendo e desenvolvendo cada dia mais seu espírito crítico, capaz de discernir as boas idéias e bons pensamentos das más idéias e maus pensamentos.
O coração - o leitor não consegue ler sem se envolver, muitas vezes se envolve com os personagens, passando a sentir o que eles sentem e a viver o que eles vivem, sofrer os que eles sofrem. O coração já não é mais dele mais se torna vivo na história.
Os livros- Se reconhece um bom leitor aquele que ama bibliotecas vive em meio aos livros sempre tem uma estante com muitos livros. Está sempre comprando livros que chame sua atenção. Ama livrarias, ama livros e busca mante-se em estreito contato com eles.
Amigo, que se tornar um grande leitor? É só ficar atento as essas características e passar a cultivá-las em sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário