quinta-feira, 14 de maio de 2015

EDUCAÇÃO AMBIENTAL





É cada vez mais necessária a conscientização ambiental  o tema pode ser estudado em todas as áreas do conhecimento presentes no cotidiano escolar. São grandes desafios  que envolvem a educação ambiental nas escolas e na sociedade.
 

 ¨A educação ambiental para a sustentabilidade deve permitir que a educação se converta em uma experiência vital, alegre, lúdica, atrativa, criadora de sentidos e significados, que estimule a criatividade e permita redirecionar a energia e a rebeldia da juventude para execução de projetos de atividades com a construção de uma sociedade mais justa, mais tolerante, mais equitativa, mais solidária democrática e mais participativa e na qual seja possível a vida com qualidade e dignidade¨. Cúpula de Brasília (1998)
A degradação dos bens ambientais vem   alarmado os habitantes da Terra e as autoridades governamentais. Pensando nisso, já em 1972 aconteceu a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, promovida pela ONU.

 
Em Estocolmo, na Suécia,  partiu a recomendação de que as organizações internacionais que adotem 
as disposições necessárias a fim de estabelecer um programa internacional de educação sobre o meio ambiente, de enfoque interdisciplinar e com caráter escolar e extraescolar, que abarque todos os níveis de ensino e se dirija ao público em geral, especialmente ao cidadão que vive nas zonas rurais e urbanas, ao jovem e ao adulto indistintamente, com o objetivo de ensinar-lhes me- dicas simples que, dentro de suas possibilidades, possam tomar para ordenar e controlar o meio ambiente".
 
A reunião que ficou conhecida como Rio-92, Eco-92 ou Cúpula da Terra aconteceu 20 anos depois da primeira conferência do tipo em Estocolmo. Entre as principais resoluções foi lançado o documento "Agenda 21".
 
  
 
Alguns temas atuais discutidos desde a Eco-92
 
Clima - A qualidade do ar também foi discutida. Os debates foram base, inclusive, para a criação, em 1997, do Protocolo de Kyoto, resolução de vários países que visa reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa
 
Água -O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, foi fruto de discussões na Eco-92 sobre a importância da preservação dos recursos naturais. A água foi um dos recursos mais maltratados nos últimos 50 anos – o rio Tietê, que cruza quase todo o estado de São Paulo, por exemplo, só passou a sofrer com a poluição nesse período.
 
Transporte alternativo - Opções de locomoção para substituir os automóveis também foram discutidas na conferência. Isso levou alguns países a estimular o uso de bicicletas, que beneficiam o trânsito das cidades e diminuem a poluição. Nessa trilha também seguem os veículos movidos a eletricidade e a combustíveis renováveis
 
Turismo ecológico -Os debates também indicaram o potencial econômico do ecoturismo, ou seja, atrair viajantes para conferir reservas naturais e manifestações culturais.
 
Reciclagem - Uma das resoluções da Eco-92 atentava para o desperdício crescente de alimentos, água e energia, ampliando o descompasso entre o crescimento populacional e a oferta de recursos naturais. A reciclagem minimiza esses efeitos ao reaproveitar materiais beneficiados como matéria-prima para novos produtos.
 
 
 
 
 
 
                                                          Reciclagem
 
 
 
                                                               Poluição
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário