quinta-feira, 28 de maio de 2015




                        O espelho do lago
 



 Eu escrevi o texto a seguir com intuito  de instigar e reflexão pessoal e  profissional na atividade escolar.


 
A margem de um lindo lago moravam uma grande quantidade de gaivotas. Todas viviam felizes e tranquilas, pois tudo que que precisavam estava naquele lago . Porém, havia uma gaivota muito esperta e preguiçosa. Ela não queria se dar ao trabalho de voar muito longe para se alimentar. Então, a garça preguiçosa  teve uma ideia genial!
Começou a espalhar aos quatro cantos que haveria uma obra por parte dos homens que tinha a intenção de secar o lago.
― Os primeiros sinais já apareceram! Afirmou a garça.
Todos  peixinhos do lago ficaram espantados com a notícia. Mas a garça veio com a solução.
―Meus amigos do lago, não fiquem tristes, eu me comprometo a leva-los a um lugar mais seguro perto daqui, no outro lado  da montanha.
Com muita pressa, todos trataram de se adiantar em receber ajuda da garça.
Mas um caranguejo começou a desconfiar dessa história...
Ninguém estava interessado em perder tempo. Todos queriam garantir o seu lugar o mais rápido possível.
A garça  disse que só podia transportar  um peixinho e talvez não houvesse tempo  transportar a todos. A fila de espera erra imensa e todos passavam o dia aguardando a vinda da garça.
O caranguejo, andando a beira do lago, percebeu que na verdade  o grupo que acampavam a beira do lago era semelhante a tantos outros grupos que costumavam passar por ali.
Uma coisa estranha aconteceu...Os peixes  que deixavam o lago nunca mandavam notícias.
Os dias foram passando e a garça mesmo com tanto esforço, não parava de engordar. O caranguejo, conversando com os outros pássaros, constatou que tudo era uma grande farsa da garça.
Mas, essa altura, a garça tinha se transformado em grande heroína do lago. Vendo que era inútil falar com os amigos do lago, tomou coragem e foi conversar com as  outras garças que também não ficaram nada satisfeitas com essa história. Os peixes já não existiam com tanta facilidade como antes e a vida ficava mais difícil.
Ao cair da tarde, enquanto  a garça preguiça enganava mais uma vez os peixinhos do lado, surgiram  uma multidão de garças trazendo no bico as carcaças dos peixes que haviam sido levados do lago.
Assim que amanheceu, as pessoas que estavam acampadas, viram no espelho do lago toda aquela sujeira e saíram desapontados porque aquele lago lindo, havia se transformado em um lugar  tão poluído.
Desde então, todo caranguejo esperto passou a andar para trás e os peixinhos do lago aprenderam que peixe bobo morre pela boca.
(Texto: Aline Gomes dos Santos)
 
 
 






1-  Se pensarmos o lago como sendo reflexo da nossa realidade  educacional. Qual seria o "reflexo do lago" que queremos na nossa prática educacional? 

2- Quem são a garças, os peixinhos e o caranguejo no sistema ou sistemas educacionais?

3- Como podemos ter ou ensinar o desenvolvimento do senso crítico nas escolas?

4-  Assim que amanheceu, as pessoas que estavam acampadas, viram no espelho do lago toda aquela sujeira e saíram desapontados porque aquele lago lindo, havia se transformado em um lugar  tão poluído.
  • O que o parágrafo acima motiva  a refletir sobre a preservação ambiental?




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