Os sentidos: Muito além das sensações

Alberto d'Oliveira
Cinco Sentidos
Cinco sentidos são os cinco dedos
Com que o homem tateia a escuridão,
Rodeado de sombras e segredos
De que busca, e não acha, a solução.
Mas decerto haverá mundos mais ledos
Onde outros seres, de maior visão,
Rompendo brumas, dissipando medos,
A treva finalmente vencerão.
E sendo sete as cores, e outros tantos
Os sons da escala, mas com mil matizes
Que prolongam seu eco e seus encantos,
Talvez nos seja um dia transmitido,
Por esses mundos fortes e felizes,
Um novo sexto e sétimo sentido!
Alberto de Oliveira, in "Novos Sonetos
Com que o homem tateia a escuridão,
Rodeado de sombras e segredos
De que busca, e não acha, a solução.
Mas decerto haverá mundos mais ledos
Onde outros seres, de maior visão,
Rompendo brumas, dissipando medos,
A treva finalmente vencerão.
E sendo sete as cores, e outros tantos
Os sons da escala, mas com mil matizes
Que prolongam seu eco e seus encantos,
Talvez nos seja um dia transmitido,
Por esses mundos fortes e felizes,
Um novo sexto e sétimo sentido!
Alberto de Oliveira, in "Novos Sonetos
O poema de Alberto de Oliveira, afirma que "Cinco sentidos são os cinco dedos". Essa concepção se iniciou ainda no tempo de Aristóteles. Nas escolas aprendemos os sentido devem ser classificados em cinco sentidos.
Estudos recentes descobriram que a quantidade de sentidos dependem de como o nosso sistema sensorial é articulado. A teoria defende que haveria apenas três tipos de sentido no lugar de cinco.
Como se dá isso?
- Mecânico ( tato e audição)
- Luminoso (visão)
- Químico (gustação, olfação)
Assim em cada sentido existem diferentes sensações:
1
Tato e audição
Pesquisadores descobriram a sensibilidade ao toque, que é diretamente ligada à capacidade auditiva. Isto significa que quanto melhor a sensibilidade ao toque, melhor a capacidade de audição, enquanto problemas de audição são associados a uma baixa sensibilidade ao toque.
Há razões válidas para acreditar que a audição e o tato podem partilhar uma base genética comum como o som de detecção de células no ouvido detectar vibrações e transformá-las em impulsos elétricos, enquanto os nervos localizados logo abaixo da superfície da pele podem detectar movimento e mudanças na pressão e, posteriormente, gerar impulsos. Dada a semelhança de ambos os sistemas, sugere que elas poderiam potencialmente partilhar uma origem evolutiva comum, isto é, que pode ser baseada em um conjunto de moléculas de sobreposição que transformam movimento em sinais que são transmitidos para o cérebro através dos nervos.
Tato:
Este sentido nos permite perceber as vibrações, texturas, temperaturas e toques. Para isso contamos com os neurônios sensoriais da pele.

A pele é o maior órgão do corpo humano. Contém milhões de células, bem como muitas terminações nervosas cuja a finalidade é transmitir as sensações de frio, dor e calor. Além de conter inúmeras glândulas sebáceas, folículos e glândulas sudoríparas. Existem também uma rede de vasos sanguíneos que nutrem essa complexa estrutura.
A pele é uma importante barreira protetora dos tecidos mais profundos contra a ação de agentes físicos, químicos e bacterianos.
1
Tato e audição
Pesquisadores descobriram a sensibilidade ao toque, que é diretamente ligada à capacidade auditiva. Isto significa que quanto melhor a sensibilidade ao toque, melhor a capacidade de audição, enquanto problemas de audição são associados a uma baixa sensibilidade ao toque.
Há razões válidas para acreditar que a audição e o tato podem partilhar uma base genética comum como o som de detecção de células no ouvido detectar vibrações e transformá-las em impulsos elétricos, enquanto os nervos localizados logo abaixo da superfície da pele podem detectar movimento e mudanças na pressão e, posteriormente, gerar impulsos. Dada a semelhança de ambos os sistemas, sugere que elas poderiam potencialmente partilhar uma origem evolutiva comum, isto é, que pode ser baseada em um conjunto de moléculas de sobreposição que transformam movimento em sinais que são transmitidos para o cérebro através dos nervos.
Tato:
Este sentido nos permite perceber as vibrações, texturas, temperaturas e toques. Para isso contamos com os neurônios sensoriais da pele.

A pele é o maior órgão do corpo humano. Contém milhões de células, bem como muitas terminações nervosas cuja a finalidade é transmitir as sensações de frio, dor e calor. Além de conter inúmeras glândulas sebáceas, folículos e glândulas sudoríparas. Existem também uma rede de vasos sanguíneos que nutrem essa complexa estrutura.
A pele é uma importante barreira protetora dos tecidos mais profundos contra a ação de agentes físicos, químicos e bacterianos.
Audição:
O ouvido não "ouve" som algum, é o cérebro que "ouve". O ouvido tem a função de captar as ondas sonoras e transmiti-las ao cérebro. Quem as decodifica e interpreta determinado som é o cérebro.


b) média função do ouvido médio é transferir eficientemente a energia sonora do ar para o líquido contido dentro da cóclea
c) interna ou cóclea : também conhecida como labirinto, congrega as funções da audição e do equilíbrio.
O labirinto é formado pela cólera,
aparelho vestibular e osso temporal. Quando ocorrem alterações, infecções ou
lesões nele, os sintomas da labirintite aparecem.
É o responsável pela captação dos estímulos produzidos pelas ondas sonoras. cóclea denominada janela oval, e a faz vibrar, comunicando a vibração ao líquido coclear. O movimento desse líquido faz vibrar a membrana basilar e as células sensoriais. Os pelos dessas células, geram impulsos nervosos, que são transmitidos pelo nervo auditivo ao centro de audição do córtex cerebral.

2
A visão:
O olho humano é uma estrutura muito complexa, capaz de captar e interpretar a incidência de raios de luz, que logo são transformadas em imagens.

O olho humano além de possibilitar a análise do ambiente à distância, permite discriminar os objetos quanto a suas formas, se estão perto ou longe. Além da construção visual sobre o ambiente onde se encontram, as imagens são utilizadas como elementos de comunicação.

Psicologia das cores
A cor é assimilada pelo ser humano através do sentido da visão. A visão é dos cinco sentidos o que mais rapidamente conduz a informação até ao cérebro. Dessa forma os olhos são os sensores e o cérebro é o processador.
A cor influencia no nosso estado de espírito e transmite sensações diferentes às pessoas.
Cores Quentes e cores frias
As cores quentes são associadas ao calor ou o amor.
vermelho cor do amor
cor da paixão
cor da vulgaridade
cor da força, energia
cor de coragem, furor
cor da violência, agressividade
cor que indica perigo
cor da liderança
rosa cor carinho
cor da suavidade
cor do acolhimento
cor do romantismo
cor felicidade
cor da atração
cor da criatividade
cor da ação, energia
cor do senso de humor
cor do otimismo
cor da juventude
As cores frias são associadas a uma sensação de frescura. Quando pensamos na água, na chuva ou nas grandes florestas temos essa sensação.
azul cor do infinito, do longínquo, do sonho
cor da fidelidade, do amor, da fé
cor do frio, da frescura, da água
cor real e aristocrática
cor da fidelidade, do amor, da fé
cor do frio, da frescura, da água
cor real e aristocrática

cor da tristeza e da penitência
cor da serenidade
cor do sofrimento
cor do silêncio
cor da nobreza
verde cor do destino
cor da fortuna, do dinheiro
cor da fortuna, do dinheiro
cor da esperança
cor da natureza, da ecologia,
cor da saúde, da frescura
cor da juventude,
cor da natureza, da ecologia,
cor da saúde, da frescura
cor da juventude,
As cores neutras são as cores branco e preto.
branco
Cor da paz, de calma
cor da pureza, inocência
Cor da frieza e esterilidade
Cor da limpeza, esterilidade
Cor da simplicidade, humildade
Cor da união, rendição
preto
Cor da morte
Cor do luto, terror
Cor do mistério, fantasia
Cor do luxo, sofisticação
Cor de elegância, solidez
Cor do poder e da modernidade
Cor da formalidade
3
Gustação, olfação
Conseguimos identificar alimentos, através da gustação, e do reconhecimento olfativo. Gustação e olfato detectam substâncias químicas do ambiente externo. Cada alimento ativa uma combinação de estímulos tornando o alimento único. O gosto e o cheiro tornam as sensações frente aquele alimento, únicas. O olfato completa o paladar, essa é a relação.
Os sentidos gustativos e olfativos são chamados de sentidos químicos. Os receptores gustativos são estimulados por substâncias químicas existentes nos alimentos, e os olfativos por substâncias químicas.
O paladar se desdobra em quatro: doce, salgado, azedo e amargo.
O olfato podemos distinguir milhares de odores diferentes e identificar substâncias que têm cheiro forte, mesmo quando muito diluídas.
Comer e beber são experiências sensoriais; vemos o alimento, sentimos sua textura, seu cheiro e finalmente seu sabor. Para completar os cinco sentidos, os estímulos auditivos, como um barulhinho de fritura ou o chiado característico de uma lata de bebida se abrindo, também fazem parte deste conjunto, uma vez que causam diferentes reações nas pessoas. A relação entre essas sensações, o prazer e a aversão, passa por uma das mais sofisticadas funções superiores do corpo humano, a memória. É ela que fornece as informações necessárias para classificar as vivências como registros de boas ou más lembranças.
TRABALHANDO OS SENTIDOS HUMANOS
Salada de frutas na escola
As crianças nessa atividade podem reconhecer as diferentes frutas pela visão, sentir os seus diferentes cheiros e sabores. Cada fruta possui diferentes formas, cores e texturas.
Nesta atividade são trabalhados alguns dos principais sentidos humanos: Tato, visão; gustação, olfação.
Esta atividades pode ser a culminância de um projeto que apresenta cada fruta ao longo de um determinado período. Assim As crianças tem mais tempo de saborear e diferenciar os sabores de cada fruta.
Trabalhando o sentido da audição
A percepção auditiva envolve a recepção e a interpretação de estímulos sonoros através da audição. Nesta percepção identificam-se algumas habilidades como a detecção do som, sensação sonora, discriminação, localização, reconhecimento, compreensão, atenção e a memória, sendo assim parte do processamento auditivo.
A música não é sentida apenas pelo ouvido, mas pelo corpo inteiro, e que o corpo em movimento rítmico é o primeiro e o mais perfeito dos instrumentos musicais, entendeu que toda a educação musical deveria ser ao mesmo tempo uma educação de movimento livre, natural e harmonioso.
Brincadeiras
- Atividades de locomoção rítmica
Dança das Cadeiras é uma brincadeira que realiza-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de assentos deve ser sempre um a menos. Coloca-se uma música animada para tocar enquanto as pessoas circulam em volta das cadeiras, quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.
Marcha rítmica Ao som de uma música, os alunos se põe em fila e seguem andam de acordo com a indicação do professor, no ritmo mais lendo ou mais rápido e a certa altura, o professor o professor faz almas uma pausas e pedir que realizem determinados movimentos como o corpo (abaixar, saltar, rodar, levantar, andar saltando com um pé).
- jogos da atenção auditiva
Repita o que eu disser!
Os jogadores sentam-se no chão em fila ou
formando um círculo. O primeiro diz uma
frase o ouvido do vizinho. Este repete frase ao companheiro mais próximo, e
assim sucessivamente até o último. Este diz a frase em voz alta. O primeiro
aluno que falou repete a frase, tornando-a muito interessante. Mia, gato
Forma-se uma roda e todos se sentam. O grupo escolhe uma pessoa para ficar de fora e outra para ser o gato.
Quem ficou de fora tem que andar em volta da roda de olhos fechados enquanto todos cantam a música abaixo.
Quando dizem "preste atenção quando o gato miar", a pessoa que é o gato mia.
Quem adivinha quem é o "gato" fica no lugar do colega.
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